quarta-feira, 25 de maio de 2011

RedPOP 2011 Campinas/SP - ATUALIZADO!


Semana que vem, acontece em Campinas-SP a 12° Reunião Bienal da RedPOP. Este é o encontro dos mais importantes difusores da ciência na America latina e Caribe.
A programação está ótima!
Ênfase para a palestra do (futuro coordenador de estágio no Espaço TIM-UFMG do Conhecimento) Yurij Castelfranchi (UFMG) que vai falar um pouco sobre “Educação não formal em Ciências: Ciência e público”. E é claro, ênfase para o meu singelo pôster eletrônico, trabalho número 340 intitulado: “O Espaço TIM-UFMG do Conhecimento segundo a percepção do público infantil”.
Claro que estou nervosa, mas humildade à parte, o pôster ficou lindo! (Espero que isso seja o suficiente...) Terei 4 minutos para comentar o pôster, vou falar um pouquinho do projeto e apresentar o Espaço, que é novo e parece se diferir um pouco dos outros por possuir um caráter lúdico e interativo. Vou tentar mostrar a importância que foi ter as crianças ali junto a nós, porque, desde o início, trabalhar com elas foi a melhor parte de todo o projeto. E, aqui entre nós, é a melhor parte do meu estágio!
Aqui o link da programação. 

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Este foi o nosso power-point/poster. A apresentação infelizmente foi mínima e como a organização da Bienal foi realmente muito estranha... acho que poucos puderam ver os trabalhos.
O que importa mesmo falar deste projeto é que ele nasceu de uma conversa minha com o Marcielo. Ele, desde o início, teve uma sensibilidade incrível para perceber que as crianças, assim como, ou até mais que os adultos, possuem uma leitura do mundo e não são tábulas rasas.
Assim, tivemos a idéia de transformar nossa mediação em algo mais divertido e dialógico, diferente do monólogo escolar que estava sendo. Resultado: funcionou! E foi maravilhoso! As crianças passaram a comentar e a se perceber dentro do museu, o conhecimento virou parte delas. Bom, foi realmente bacana!
Para transformar isso em um projeto, analisamos se realmente as crianças gostavam do museu e se algo nas exposições lhe era atraente. Fizemos entrevistas e desenhos com alguns alunos da rede particular, o que virou este projetinho piloto. Este ano, o museu pretende continuar com o projeto e ampliar as escolas atendidas.

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