sábado, 28 de maio de 2011

Kit Contra Preconceito 1


Estou postando este vídeo por tantos motivos que vai parecer estranho tentar comentar sobre todos eles. Mas vou contar algumas histórias que me motivaram a postá-lo.
- Minha amiga mais linda (todas as minhas amigas são lindas, C L A R O!) uma vez comentou comigo sobre o aumento do assédio que sofreu, durante a exibição da novela da Rede Globo de Televisão, que mostrava a atriz Taís Araujo como protagonista. Negras e lindas, elas também se parecem pelos traços finos e pelo corpo perfeito. No entanto, minha amiga disse que sentiu que as pessoas passaram a perceber melhor essas características, após a exposição ‘global’ desta beleza.


- Estava apresentando um trabalho de literatura sobre “Estudos Culturais”, uma teoria apaixonante, intertransdisciplinar. Falava sobre o movimento das minorias e achei pertinente contar essa história que ocorreu com minha amiga. Vale lembrar: sou aluna do curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a apresentação escuto o seguinte comentário: “Mas a Tais Araujo tem traços de mulher branca, por isso ela foi colocada na televisão!”. O que importa nessa história é: Traços de mulher branca? Traços negros em mulher branca? Traços brancos em mulher negra? O que isso significa? A Tais Araujo é tão negra quanto eu sou branca. E somos linda e brasileiras!

- Mais de 180 línguas são faladas hoje no Brasil. Mas apenas temos conhecimento do Português, uma língua européia, que descende da colonização brasileira.

- Uma amiga estava trabalhando na secretaria de uma escola. Ela me disse que incontáveis foram as mães negras que classificaram seus filhos negros como brancos. Isso mostra uma possível falsa classificação da educação da população negra e indígena de nosso País. E eu disse ‘possível’ porque o país ainda sofre as conseqüências de uma má colonização e de um domínio de terras por estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário